Através do Ofício GAPRE 116 o CREFITO 18 solicitou alteração em protocolos de atendimento de saúde à bordo de aeronaves em solo ou voo, resguardando o direito à vida e ainda solicitar informações de voo.
Em retorno de reunião de Presidentes do
Sistema do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Brasil, ocorrido no município de Curitiba/PR aos 19 dias do mês de outubro de 2022, retornando ao município de residência Porto Velho/RO, no voo LA3672 do dia 20 de outubro de 2022 Origem GRU – Destino PVH, o Presidente do CREFITO 18, Dr. Rodrigo Moreira Campos, Fisioterapeuta, participou de atendimento ao passageiro a bordo (poltrona 1C), inclusive ministrando oxigenoterapia e traz luz à dificuldades encontradas devido protocolos institucionais, conforme relatado por comissária de bordo.
O Fisioterapeuta era o único profissional de saúde que se prontificou ao atendimento e o paciente foi recebido pela a equipe de solo com Vida.
Mesmo considerando o bom atendimento da empresa em relação à sua atividade fim, restou prejuízo em nosso ponto de vista em relação ao protocolo utilizado, pois NEGOU acesso à instrumentos de avaliação de sinais vitais ao Fisioterapeuta, profissional de primeiro contato e qualificado para o atendimento, motivo desta manifestação.
Além da LATAM, a ANAC também será notificada.
Confira o Ofício enviado.