RESULTADOS DA PESQUISA SOBRE VALORIZAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 18ª REGIÃO
DOWNLOAD DO ARQUIVO NO BOTÃO ABAIXO
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 18ª Região (CREFITO-18) constitui no âmbito do sistema COFFITO/CREFITOs uma autarquia federal, instituída pela Lei nº 6.316, de 17 de dezembro de 1975, dotada de personalidade jurídica de Direito Público, que tem como área de jurisdição os Estados de Rondônia e Acre.
Criado com finalidade normativa e reguladora, a autarquia exerce controle fiscalizatório, ético e social, tendo como missão garantir os direitos da população assistida pela Fisioterapia e pela Terapia Ocupacional através da normatização e fiscalização do exercício profissional visando a plena atuação terapêutica com qualidade e humanização. Empreende gerenciamento sobre as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em atividades vinculadas ao exercício das profissões e empresas prestadoras de tais tipicidades assistenciais à sociedade.
Considerando o código de ética das profissões de fisioterapia e terapia ocupacional, publicados pela resolução COFFITO 424 e 425, os profissionais devem ser solidários aos movimentos em defesa da dignidade profissional, seja por remuneração condigna, seja por condições de trabalho compatíveis com o exercício ético profissional e seu aprimoramento.
A diretoria do CREFITO 18, considerando a atuação da Comissão de Assuntos Parlamentares do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que apoia o Projeto de Lei Nº 1731, proposto pelo Senador Ângelo Coronel do estado da Bahia, que pretende estipular o Piso salarial para os fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais em R$ 4.800,00 mil por uma jornada base de 30 horas semanais.
Em Rondônia e no Acre, o anseio nas redes sociais é que as instituições que representa as profissões da saúde lute por melhores condições para o zelo com atendimento à sociedade, portanto no mês de fevereiro, foi realizado uma pesquisa sobre valorização profissional para nortear o CREFITO 18 nas tratativas legislativas, sindicais ou onde couber.
Considerando que o universo de profissionais registrados em nossa regional é de aproximadamente 4.000, e a pesquisa foi amplamente divulgada pela autarquia, aproximadamente 2,5% dos profissionais responderam à pesquisa.
O Link foi disponibilizado abertamente aos profissionais, sem reserva ou limitação de qualquer natureza, permitindo transparência para os resultados. Todos os profissionais tiveram a possibilidade de responder o questionário, portanto as deliberações de comissão e diretoria seguirão estes números para elaboração de documentos, subsidiando propostas aos sindicatos e poderes executivo e legislativo.
Porto Velho, 01/03/2021
DR. RODRIGO MOREIRA CAMPOS
Presidente